Dicas


Como criar um pendrive de boot com windows 7




Procedimentos para preparar o pendrive
Antes de começar, espete seu pendrive na porta USB

1 - Abra o prompt de comando (Iniciar >> Todos 
Programas >> Acessorios >> Prompt Comando).

2 – Digite os comandos abaixo, sempre pressionando Enter após cada um:

1. Diskpart (Uma nova janela será aberta, espere até o cursor aparecer)

2. List Disk

3. Select Disk 1 (substitua o 1 pelo número referente ao seu pendrive)

4. Clean

5. Create partition primary

6. Active

7. Format fs=fat32 quick

8. Assign

9. Exit

Copiando os arquivos
Agora, coloque o DVD do Windows 7 no drive e copie todo o conteúdo para o pendrive.

Agora basta colocar seu pendrive na máquina desejada, iniciar o 
sistema por ele e fazer a instalação.

Instalando o Windows 7 através do Pendriver



Seguindo com outra idéia de formatação de máquinas através de dispositivos USB, irei mostrar neste tutorial como instalar o Windows 7 pelo Pen Drive, utilizando o DiskPart.
Existe um outro método, teoricamente mais simples, através do Microsoft Windows 7 USB/DVD Download Tool. Porém, por algum motivo que desconheço não funciona em todos os Pen Drives (incluindo o meu). =D
Pré Requisitos:
  • Pen Drive de no mínimo 4 GB (Caso a ISO ou o DVD que você esteja utilizando seja maior que 4GB, evidentemente você deverá possuir um pen drive maior).
  • DVD de instalação do Windows 7.
Obs: O tutorial foi feito utilizando o Windows 7, que possui o utilitário DiskPart. Caso você utilize uma versão Windows que não possua o DiskPart nativamente, basta baixá-lo do site da Microsoft.
O tutorial consiste em: Preparar o Pen Drive, torná-lo bootável e copiar os arquivos de instalação para o Pen Drive. Para isto, siga os procedimentos:
Preparando o Pen Drive:
1 – Conecte o Pen Drive à uma porta USB em seu computador e coloque o DVD de instalação do Windows 7 no drive.
2 – Abra o Prompt de Comando. (Pressione Tecla do Windows + R e digite cmd no botãoExecutar)

.

3 - No Prompt de Comando, digite os comandos abaixo, sempre pressionando ENTER entre os comandos, para que a ação seja executada.
diskpart – Ao digitar este comando, você entrará no DiskPart, que é utilitário do Windows para manipulação de partições, conforme mostra a imagem abaixo. 


list disk – Esse comando irá listar os discos conectados ao seu computador.
No meu caso, utilizarei um Pen Drive de 8GB, que está listado como Disco 2.


select disk 2 – O comando select disk 2 selecionará o Pen Drive para que o mesmo possa ser manipulado. Substitua o 2 pelo número correspondente ao seu Pen Drive.
Será mostrada a mensagem: O disco 2 é o selecionado.
clean – Utilize o comando clean para limpar o seu Pen Drive.
Será mostrada a mensagem: DiskPart está limpando o disco.
create partition primary – Utilize este comando para criar uma partição primária no seu pen drive.
Será mostrada a mensagem: DiskPart criou com êxito a partição especificada.
active – Este comando tornará a partição ativa.
Será mostrada a mensagem: O DiskPart marcou a partição atual como ativa.
format fs=NTFS quick – Este comando irá formatar o Pen Drive com o Sistema de Arquivos (File System) NTFS. O parâmetro quick indica que será feito uma formatação rápida.
assign – Este comando atribuirá a letra de unidade ao dispositivo.
exit – O comando exit sairá do DiskPart e retornará ao Prompt.
Tornando o Pen Drive Bootável:

Ainda no Prompt de Comando, devemos tornar o Pen Drive bootável, para isso navegue até a pasta boot do DVD do Windows 7, que no nosso exemplo está em H, conforme o exemplo abaixo:
H: – Acessa a Unidade H:


cd boot – Irá acessar a pasta boot do DVD. O comando cd serve para acessar um diretório.
bootsect /nt60 I: – Este comando irá definir o Pen Drive como um disco bootável, onde I: é a unidade correspondente a onde o Pen Drive foi detecdato.
Obs: Em alguns casos, este passo não é necessário, pois ao definir a partição do Pen Drive como primária, ele torna-se bootável. Mas caso seu Pen Drive não tenha se tornado bootável, utilize os comandos acima.

Copiando os Arquivos e Alterando as configurações do SETUP:

  • Após seguir os procedimentos acima, copie todo o conteúdo do DVD do Windows 7 para o Pen Drive.
  • Finalizando, altere as configurações no Setup de forma que a máquina leia o Pen Drive durante o boot.
  • Siga os procedimentos normais de formatação.
Fácil? Deixe seu comentário.

fonte: (http://www.profissionaisti.com.br)

Usando o Unetbootin para criar um Pendrive inicializável

Com o advento dos netbooks, mídias removíveis em disco estão cada vez mais raras. Embora seja possível conectar um drive de DVD/CD externamente, a maioria das pessoas não possui esse tipo de recurso. Então, o que fazer quando seu S.O. dá problema? Nos fóruns é comum encontrar as intruções “dê boot com um CD Live”, mas é raro encontrar “dê boot por um pendrive, ou sdcard”.

Se você está no grupo desprovido de mídias em disco, como é o meu caso, seus problemas acabaram. A partir de agora você poderá “bootar pra quebrar” em qualquer máquina que tenha entradas USB e a possibilidade de inicializar o sistema por uma dessas entradas. O programa que vai nos dar a redenção é o Unetbootin, disponível em http://unetbootin.sourceforge.net/, com versões para Windows e Linux.



Baixando o Unetbootin

Acesse o site http://unetbootin.sourceforge.net/ e clique no botão correspondente ao seu sistema operacional, Windows ou Linux. Se você estiver com paciência de ler a página toda, verá que o programa tem pacotes específicos para diversas distribuições Linux. Escolha a sua e baixe. Pessoalmente prefiro a opção do pacote binário, disponível no botão correspondente ao S.O. no início da página, porque não precisa de instalação, basta rodar o programa.

O sistema operacional que estou utilizando para demonstrar esse programa é o Debian Linux, portanto, as instruções a seguir são para esse sistema. Podem haver variações para outros sistemas, principalmente para o Windows que não requer a opção de dar permissões ao usuário para rodar o programa (isso é muito mal!!).

Baixando o pacote binário, tudo o que você tem a fazer é abrir a pasta onde ele foi baixado, clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção “Propriedades”. Na aba “Permissões”, ative a opção “Permitir a execução do arquivo como programa”. Clique em “Fechar”. Veja abaixo como fazer:


Clique na imagem para aumentá-la


Clique na imagem para aumentá-la

A partir de agora, o programa deve rodar, entretanto, você pode precisar ter permissões de administrador para rodá-lo. Isso vai depender do seu sistema e de como seu usuário está configurado.

Obtendo uma imagem de CD/DVD.

Você pode obter uma imagem de um CD/DVD no Linux através do programa K3B, ou outro “ripper” de sua preferência. Isso significa que você pode pegar um CD de instalação do Windows, ou do MacOS X, e usar esse programa para gravar uma imagem do disco no seu HD, para depois gravá-la no pendrive. Para o Linux, a maneira mais fácil para quem tem banda larga é baixar a imagem do CD de instalação da sua distribuição favorita no site oficial dela. Não é objeto desse artigo ensinar a extrair uma imagem do CD/DVD, ou ensinar como usar um programa “ripper”, como o K3B. O importante é você estar de posse de um arquivo ISO ou IMG.

Opções de gravação do Unetbootin

O Unetbootin é um programa de uma tela só. Na mesma tela, você escolhe se que que ele baixe o arquivo da internet, se você fornecerá o local onde ele buscará a imagem do CD/DVD, ou se você vai usar um kernel customizado por você (essa é uma opção para os usuários mais avançados que gostam de compilar seus próprios kernels). A tela do programa é a que aparece abaixo:


Clique na imagem para aumentá-la

Gravando uma distribuição.

Se você selecionar a opção “Distribution”, poderá escolher entre as inúmeras distribuições disponíveis no menu e suas várias versões.


Clique na imagem para aumentá-la


Clique na imagem para aumentá-la

Gravando a partir de um arquivo de imagem.

A opção “Diskimage” permite que você informe ao programa qual será a imagem (arquivo ISO ou IMG) que você quer gravar no Pendrive.


Clique na imagem para aumentá-la


Clique na imagem para aumentá-la


Clique na imagem para aumentá-la

A opção “Custom” é para quem compila seu próprio kernel. Acredito não ser o foco dos leitores deste artigo.

Na parte debaixo da tela, você escolhe em qual unidade quer gravar a imagem do disco. Muito cuidado aqui, porque é fácil se confundir quando se tem dois ou mais dispositivos removíveis plugados ao mesmo tempo. Minha sugestão é: retire todos os dispositivos removíveis que não serão utilizados para a gravação da imagem. Mantenha a opção “Show All Drives (Use With Care)” desmarcada. Dessa forma, você não terá a chance de gravar a imagem do CD/DVD no seu HD, destruindo assim seus sistema e seus dados. Com a opção desmarcada, os dispositivos que aparecem na listagem do campo “Drive” serão apenas os removíveis e, se você seguiu meu conselho anterior, haverá apenas um dispositivo na lista, o pendrive onde você quer gravar o sistema. Também tenha certeza de que ele esteja em branco e montado.

Ao clicar no botão “OK”, se seu pendrive não estiver em branco, aparecerá uma tela de aviso:


Clique na imagem para aumentá-la

Caso esteja em branco, ou você clique em “Yes to All” na tela de aviso, o programa começará a transferir os arquivos da imagem do CD/DVD para o seu pendrive:


Clique na imagem para aumentá-la

Após alguns minutos, o programa terminará a terfa e perguntará se você que reiniciar a máquina. Essa pergunta é unicamente para induzir você a testar o pendrive imediatamante. Você pode escolher a opção “Sair” e o programa se fechará sem reiniciar a máquina.


Clique na imagem para aumentá-la

Testando o pendrive.

Escolhendo a opção “Reiniciar Agora”, ou demontando o pendrive e o levando para outra máquina, o procedimento para testá-lo é o mesmo: um boot.

Desligue a máquina, insira seu pendrive na porta USB e ligue-a. Em geral, as BIOS atuais oferecem uma opção de escolha do dispositivo de boot logo nas primeiras telas. No exemplo abaixo, utilizei uma máquina virtual para testar o pendrive, mas em máquinas reais, o procedimento é o mesmo. Nesse caso, pressionei a tecla “F12” para escolher o dispositivo de boot.


Clique na imagem para aumentá-la

Em seguida escolhi a opção “c) CD-ROM”, pois na minha máquina virtual o pendrive estava mapeado como sendo um drive de CD-ROM. Nas máquinas físicas aparecerá a opção correspondente ao pendrive (USB-Disk, USB-Hdd, ou algo parecido).


Clique na imagem para aumentá-la

A máquina iniciou seu boot pelo pendrive, confirmando que a instalação da imagem no pendrive foi feita com sucesso.


Clique na imagem para aumentá-la

Conclusão.

O Unetbootin é uma ferramenta inestimável para quem não possui recursos de mídia removível em disco. Além disso, economiza bastante os custos com mídias (CD e DVD), já que pode ser reutilizado várias vezes. Uma consideração a fazer é que, obviamente, o tamanho do pendrive deve ser compatível com o tamanho da imagem. O fato de funcionar mais rápido do que um leitor de CD/DVD e não ser suscetível a danos físicos, como riscos ou quedas, são vantagens adicionais do método.

Pode ser uma ótima maneira de impressionar seus amigos que ainda rodam Windows, sobre as vantagens do Linux.

Como activar/desactivar a conta Administrador no Windows 8.1

Os pressupostos de segurança indicam que devemos usar a conta de administração o mínimo possível, para que possamos estar protegidos. O Windows 8.1 segue essa linha e tem por omissão esta conta desativada.

Mas porque por vezes necessitamos de a usar, podemos colocá-la disponível de forma manual, garantindo assim que apenas pode ser usada quando queremos.
Hoje vamos mostrar como podemos activar e desativar essa conta, usando um simples comando de DOS.




A utilização de uma conta de administrador, ou uma que tenha estas permissões, é desaconselhada em qualquer sistema operativo. É a forma mais simples e rápida de podermos ter a nossa máquina comprometida e exposta a problemas.

Por essa razão o Windows tem a conta de administrador desabilitada, devendo o utilizador ativá-la apenas quando realmente necessita, quer seja para efetuar alterações no sistema operativo ou para instalar software.

É uma situação pouco cômoda para os utilizadores mais exigentes, mas o retorno de segurança que nos traz compensa de sobremaneira esta situação.

Mas ativar ou desativar a conta de administrador num Windows 8.1 é uma tarefa simples e que requer apenas um comando de DOS.

Hoje vamos explicar como podem ativar ou desativar esta conta, de forma simples e muito rápida.

Ativar/desativar a conta Administrador no Windows 8.1

O processo de ativação e de desativação da conta de administrador no Windows pressupõe que tenham acesso a uma conta já com permissões de administrador, pois os comandos que vão executar requerem essas permissões.

Comecem por chamar uma janela de DOS com permissões de Admin. Para isso devem escrever no Start Screen a palavra “cmd“.

Vai ser mostrado na Charm Bar as aplicações que correspondem a essa palavra. Entre elas deverá estar o Command Prompt.


Para o chamarem com permissões de Admin devem clicar com o botão direito do rato em cima da aplicação e escolher a opção “Run as administrator“.
A janela que for aberta tem então essas permissões e está pronta para ser usada para activar ou desactivar a conta de Admin.


Ativar a conta de Administrador

O processo de activação da conta de Administrador passo pelo execução de um simples comando de DOS.

O comando deve ser copiado e colado na janela de DOS com permissões de administrador.

net user administrator /active:yes



Depois de activarem a conta, caso acedam à interface de login do Windows, vão ser de imediato a presença de mais uma conta disponível.

Desativar a conta de Administrador

Depois de realizarem todas as operações necessárias com essa conta, podem desabilitá-la para que estejam mais protegidos.

Para isso apenas necessitam de aceder ao terminal de DOS e copiar o comando que apresentamos abaixo.

net user administrator /active:no



Após a sua execução a conta de Administrador fica de imediato bloqueada e sem possibilidade de acesso.


Este processo, como podem ver, é simples e rápido. Permite que evitem estar a usar contas com permissões de Administração e garante-vos uma segurança adicional.

Saiba se algum serviço do Google está fora do ar


Muitos usam o Gmail, Agenda, Drive, Sites, Grupos, Talk, além de developers usando a API, emails tercerizados pelo Google, etc.
Embora os serviços tenham uma estabilidade fantástica, pode ser que ocorra algum problema, e torna-se necessário checar o status dos Serviços do Google. 

Por tanto, segue link:







BATCH PARA LIMPAR SPOOLER DE IMPRESÃO


Descrição: Sabemos que uma das grandes dificuldades que existe com impressoras, é quando a impressora falha ao imprimir um arquivo e mesmo cancelando o documento ele não sai da fila de impressão. Veja abaixo o procedimento para elimiar de vez os arquivos que não saem da fila de impressão.Seguem abaixo dois arquivos .bat, que resolvem esse tipo de problema com um único clique.

Para Windows XP:


Para Windows 7:


Formato: bat

Tamanho: 1 KB



BATCH PARA REMOVER VÍRUS DE PEN DRIVE






Descrição: Quem nunca teve problema com vírus de pendrive? Esse arquivo de lote serve justamente para excluir algumas das principais pragas de seu pen drive, que não tenham sido identificadas pelo seu anti vírus.










0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sobre o Blog

Nosso principal objetivo é poder manter as pessoas informadas sobre novas tecnologias, assim como indicar o uso de novos recursos que possam vir a facilitar em seu dia-a-dia. Não temos objetivo de violar direitos autorais, e sim, colaborar para aprendizagem e conhecimento que é direito de todos.

Blog Archive